Marcelo Montenegro

MARCELO MONTENEGRO LAURITO

10656545_10152441084526130_563411046_nO baterista brasileiro, Marcelo Montenegro, herdou em seus genes o talento do seu avô, o ilustre baterista Argus Montenegro. Destaque nos cenários da música Brasileira, Latina e Africana, Marcelo viveu 10 anos na cosmopolita Barcelona, onde aprendeu ritmos diversos e tocou com diferentes músicos do cenário mundial.
Marcelo Montenegro nasceu em Porto Alegre onde viveu até seus 21 anos. Cresceu em um ambiente musical e desenvolveu seu dom sob supervisão de seu talentoso avô. Como professor Argus Montenegro era bastante exigente, e aliando dom e dedicação Marcelo revelou ser, assim como o avô e o tio Zé Montenegro, um exímio baterista. Já crescido Marcelo foi em busca de oportunidades e aprimoramento musical e então em 2004 escolheu trocar a cidade natal Porto Alegre por Barcelona. Em 2005 entra no Conservatorio Liceu de Barcelona, para dar seguimento a seus estudos e aprimoramento musical, completando 2 anos de estudos em 2007, posteriormente retorna em 2009 para mais 6 meses, em um intensivo especial voltando a área de ensino do instrumento, hoje em dia dispõe de todo este material didatico e exclusivo para suas aulas particulares e cursos. A riqueza musical e cultural da cidade de Barcelona foram transformadoras na carreira do músico. Na Espanha, Marcelo se destacou inicialmente pelo seu domínio da música brasileira, samba e bossa-nova. Pouco a pouco, ganhou espaço, tocando diversos ritmos como Flamenco, Jazz, Afrobeat.... já adaptado ao cenário espanhol se inseriu aos ritmos locais tambem, onde participou em diversos grupos da chamada Mestisaje que nada mais è que a fusão de ritmos e culturas de todo o mundo. Tambem desenvolveu um set de ¨Cajonteria¨ muito particular usando o cajon peruano tocando com o pedal de bumbo, usando o calcanhar, invertendo assim todos os golpes. Radicado na Espanha, Marcelo teve a oportunidade de viajar como baterista para mais de 40 diferentes cidades deste país e também para diferentes países europeus como Itália, França, Alemanha, Suiça, Portugal, Inglaterra. Ainda, em Barcelona teve a chance de colaborar, como baterista e percussionista, com renomados artistas brasileiros como o saxofonista Hamilton Faria (SPC), o baixista Mauro Martins(Tania Maria) . Além de ter tocado com músicos de todo o mundo como a cantora Catalana Sara Pi, o pianista uruguaio Neri Bareneche, o cantor panamenho Leo Vanelli, o pianista espanhol Pablo Seone, o guitarrista chileno de flamenco Antonio Restucci, o cantor cabo-verdiano Bino Barros, os músicos camaronêses Xumo Nunjo e Jules Bikoko, entre outros.10686349_10152441083231130_859424148_o
Em 2011, em turnê com Sara Pi, cantora espanhola que fusiona R&B e música brasileira, Marcelo tocou na mítica casa de Jazz em Barcelona, Jamboree Jazz Club. Ainda nesta turnê, retornou ao Brasil para apresentar o primeiro álbum da cantora, Burning, atuando por três meses entre São Paulo, Rio de Janeiro e Parati, com destaque para o Show no Bourbon Street Music Club, renomada casa de jazz na capital paulista. Neste mesmo ano, Marcelo inaugurou a unidade da escola Bateras Beat em Barcelona. Bateras Beat é a maior escola de bateria brasileira contando com 28 unidades no país e somente duas no exterior- Barcelona e Sardenha. A frente da escola, além de ter passado a cerca de 100 alunos os ensinamentos da bateria, Marcelo trouxe nomes importantes da cena musical a Barcelona em seus workshops, entre eles Dino Verdade, Maurício Zottarelli, Christiano Rocha, Alex Leys, Xavi Reija, Ramón Angel Rey.
A abertura da escola impulsionou a carreira do músico como professor, que inclusive se dedicou a adaptar o curso de bateria para um aluno deficiente físico, construindo uma protesis adaptada para suprir a falta do braço esquerdo de um de seus alunos, atualmente está elaborando um projeto de inclusão musical a este público.
Em 2012, o músico participou do día de Brasil em Barcelona. O evento reuniu cerca de 20 mil pessoas, Marcelo tocou com Sara Pi e também ao lado do produtor Marcos Xuxa Levy, idealizador e criador do Barcelona Sessions, projeto que reuniu, até então, mais de 70 músicos de todo o mundo na cidade de Barcelona interpretando a música brasileira.
Ainda neste ano, o baterista foi ao México e Estados Unidos para uma temporada de shows. No país tocou com os alguns dos melhores grupos de percussão brasileira, con o maestro percusionista mexicano Julio Paredes, com o baixista Marcos Milagres e com o também baixista fundador do mítico grupo de samba e jazz Tamba Trio, Dório Teixeira. Ainda teve a oportunidade de conhecer e tocar com o Maestro João, brasileiro radicado há 30 anos na Cidade do México onde atua como professor do curso de harmonia no Conservatório Nacional de Música do México. Em 2013, Marcelo seguiu a frente da escola Bateras Beat Barcelona, e continuou a tocar na noite catalã. Fez apresentações com diferentes músicos como o cantor maranhense Diogo Assen, o cantor e guitarrista porto alegrense Alexandre Xandele. Destaque para a apresentação com o cantor cabo-verdiano Bino Barros na Praça Catalunia para um público de cerca de 10 mil pessoas e apresentação com o artista camaronês Xumo Nunjo e o baixista Jules Bikoko no concerto Afrometabolismo. Em janeiro de 2014, buscando novas experiências musicais, Marcelo mudou-se para o Marrocos onde viveu por pouco mais de 2 meses. Lá, além de tocar com a Marrakech World Essemble, grupo este de 20 músicos de diversas partes do mundo, pôde agregar mais 2 ritmos a seu extenso portfolio, Chaabi e Gnawa, também foi convidado pelo guitarrista Belga Francis Goya (que já vendeu mais de 25 milhoes de copias em todo mundo) a participar como músico convidado em suas atividades em seu centro musical. Tambem em Marrakech teve a oportunidade de conhecer a cultura Bereber e Gnawa assistindo convidado por um grupo de percussão do Marrocos as cerimônias festivas de música e culturas deste país africano.
Marcelo Montenegro (6)Ainda em 2014, de volta a Barcelona inicia jam sessions semanais em sua escola Bateras Beat atraindo grandes nomes da cena musical da cidade de Barcelona. Em maio de 2014, a convite do cantor Panamenho Leo Vanelli indicado ao Grammy Latino em 2001, vem a Ibiza para uma temporada de shows com uma orquestra que mescla músicos Cubanos, Brasileiros e Espanhois, também a convite da cantora de Jazz Espanhola Elena Tovar e o pianista húngaro Tamas Szasz, estará tocando com seu trio em uma serie de shows nos principais hotéis de luxo de Ibiza. Tambem em Ibiza esta temporada de 2014 a convite do guitarrista Espanhol de flamenco Raul Perez esta tocando ritmos flamenco como Bulerias, Rumbas, Tangos etc em seu grupo, alem de acompanhar muitas vezes ao guitarrista e cantor brasileiro radicado em Ibiza a 5 anos, Fabiano Nascimento do Rio de Janeiro, tocando ritmos como o Samba, Bossa Nova, Baiao, Xote, samba reggae entre muitos outros. Esse ano de 2014 ainda a convite de um dos mais importantes músicos da Espanha o baixista juanlu Leprevost produtor e fundador do grupo Ojos de Brujo, participa do festival Les&Fun na fronteira da França com Espanha tocando ritmos flamenco, rumba, pop e reggae. A oportunidade de trabalhar com músicos de distintos países enriqueceu o vocabulário musical do baterista, e atualmente, Marcelo vem se dedicando a seu projeto ¨Masterclass Ritmos do Mundo¨, em parceria com o renomado percussionista Mexicano Julio Paredes, tendo também uma turnê marcada para 2014 no Brasil.

 
 
 

Argus Montenegro, John Bohan, Tony Willians, Airto Moreira, Karin Ziad, Trilok Gurtu, Nathul Solanki, Elvin Jones, Edson Machado, Dom um Romao, Milton Banana.

 
 

Tocou com:

Marrakech World Essemble (Marrocos)
Leo Vanelli Latin Trio (Ibiza)
Luis Vagner Guitarreiro (Brasil)
Sara Pi (Espanha)
Raul Midon (Espanha)
Bino Barros (Cabo Verde)
Juanlu Ojos de Brujo (Espanha) 
Hamilton Faria Quartet (Espanha) 
Neri Bareneche Trio (Uruguay) 
Francis Goya Trio (Marrocos) 
Barcelona Sessions (Espanha) 
Clarence Bekker (Play for Change)
Soul Brasil Band (Ibiza) 
Laboratorio de Samba (Espanha) 
Dorio Teixeira Trio (México) 
Casa da Sogra (Brasil) 
Projeto Ary Barroso (Espanha) 
Yorubole Flamenco Jazz (Ibiza)


Entre outros...

 

Bem vindo Baterasbr.com é um canal pelo qual os apaixonados por bateria irão encontrar aquilo que eles precisam para se manterem informados sobre o instrumento, os músicos e o cenário musical, no âmbito nacional e internacional. Além de trazer todas as informações contemporâneas sobre o cenário musical, com foco no instrumento, o BaterasBr também se preocupa em valorizar e reforçar a historia da Bateria no Brasil, mostrando as raízes do instrumento e os músicos que, apesar de não serem muito conhecidos no panorama pop e midiático atual, são importantíssimos no quadro histórico da bateria no Brasil. No site você encontra: Vídeo-aulas; Bateras; Contra tempo; Entrevistas; Fórum; Minha vez e muito mais.

Logo faixa

Baterasbr.com fazendo sempre o melhor por você baterista!                   

 Confira: www.facebook.com/pages/BATERASBRCOM/

 
 

m-01

Marcelo Montenegro - Tema - Chic Corea Again & Again

m-04

Marcelo Montenegro 3 Parte solo Bateras Beat Barcelona

m-02

Marcelo Montenegro -  tocando  - Samba Cruzado - Barcelona

m-05

Marcelo Montenegro Work Shop Bosphorus Cymbals

m-03

Marcelo Montenegro tocando Hang Jam - em Ibiza

m-06

Sergio Groove & Marcelo Montenegro - Expomusic Brasil 2014

Partitura rítmo "SAIDI" do Egito

 

Marcelo Montenegro (7)

Marcelo Montenegro (10)

Marcelo Montenegro (8)

Marcelo Montenegro (6)

Marcelo Montenegro (1)

Marcelo Montenegro (2)

Marcelo Montenegro (4)

Marcelo Montenegro (5)

Marcelo Montenegro (3)

Marcelo Montenegro (11)

Marcelo Montenegro (9)

Marcelo Montenegro (13)

Marcelo Montenegro

Agradecimento Marcelo Montenegro 2014
https://baterasbr.com/bateras/tops/marcelo-montenegro

Muito Obrigado a Nino Gomes, e toda equipe do Baterasbr, por esta materia e pelo profissionalismo com que me trataram, valeu!!!

Nino Gomes

Diretor do baterasbr
www.baterasbr.com

Marcelo Montenegro muito obrigado pela entrevista concedida, paz e muita musica. Ass: Nino Gomes

BaterasBR.com © 2013, Todos os direitos Reservados. Este Website, o bumbo "BR", a faixa vermelha contendo os dizereres "BaterasBR.com" e todo o material aqui contido são de propriedade do BaterasBR, sendo seu representante, Nino Gomes.Marcelo Montenegro (15)

Para mais informações, acesse os links.

Untitled-2

Posted Under

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *