Douglas Las Casas

Douglas “ShakerHand” Las Casas,

é um dos mais proeminentes bateristas brasileiros.Seus estudos da técnica Moeller, do Traditional Grip, do Jazz e da música Brasileira, levaram esse grande batera brasileiro ao reconhecimento internacional, onde recebeu o apelido de “ShakerHand”Douglas Las Casas-2014 (5) (mão de chocalho). Pesquisador, focado e decidido, sempre esteve na direção de imprimir uma pressão e uma impressão diferente aos trabalhos que é chamado.Sua reputação se deu tbm as grandes atuações em shows e gravações com grandes artistas do cenário Pop e da Mpb, mas seus trabalhos paralelos com o Jazz e a música brasileira, o destacaram na cena instrumental e como professor é altamente respeitado e requisitado para workshops pelo Brasil e exterior. Esse destaque se deu não apenas pelo seu trabalho solo, mas também pelo ecletismo de poder gravar e acompanhar grandes artistas consagrados da MPB, do Rock/Pop, do Funk/Black Music e do Jazz, tais como : Angra, Guca Domênico (ex-lingua de trapo), Cauby Peixoto, Jessé, Jamelão, Míriam Batucada, Mato Grosso & Mathias, Wilson Simonal, Pery Ribeiro, Célia, Jair Oliveira, Fernanda Porto, Thaís Motta, Maria Cristina (The Voices), Orquestra Heartbreakers, Gabriele Haggar (ex backing vocal de Jimmy Clif), Márcia Salomon, Chico César, Ângela Ro Ro, Pepeu Gomes, Frejat (Barão Vermelho), Max de Castro, Max Vianna, Luciana Mello, Pedro Mariano, Daniel Carlomagno, Sá Rodrix & Guarabyra, Rafael Vanucci, Vanessa Jackson, Wilson Sideral, Double You, Aline Silva/Karen Hills/Fantine Tho (ex Rouge), Cláudio Zoli, Wilson Simoninha, Cia Filarmônica, Chitãozinho e Xororó, Zéca Baleiro, entre outros.

Douglas Las Casas-2014 (25)

Em paralelo a esses compromissos como “Side Man”, nunca deixou de tocar com grandes músicos do cenário instrumental, tais como :

Mozart Mello, Faíska, Kiko Loureiro (Angra), Arismar do Espírito Santo, Arthur Maia (Gilberto Gil), Celso Pixinga, Márvio Ceribelli, Joe Moghrabi, Mello Jr, Edsel Gomes, André Guedes (Programa Raul Gil), Sílvia Góes (Toquinho), Luís Conte (Phil Colins), Amadito Valdez, Vitor Alcântara, Walfredo Reis (ex- Santana), Sérgio Buss (ex- Steve Vai ), Michel Leme, Bruno Alves, Sandro Haick (Dominguinhos), Thiago do Espirito Santo, Djalma Lima, Ximba Uchyama, Yaniel Mattos (Carlinhos Brown), Javier Ibañez (Luíza Possi), Daniel Alcântara, Pepe Rodrigues (Caetano Veloso), Paulo Campos, Naor Gomes (Paula Lima), Proveta (Mantiqueira), Zé Canuto (Gal Costa), André Neiva (Cama de Gato), Itamar Collaço (Zimbo Trio), Bocato, Derico/Tomati e Chiquinho Oliveira (Programa do Jô), Dominique de Larrard (saxofonista do Prince), Willian Magalhães (Black Rio), Olmir Stocker (Alemão), Manoel Cruz, Dennys Christian, Marcelo Martins, Paulo Calazans, entre outros.Douglas Las Casas-03

Hoje em dia trabalha como Produtor/Músico freelancer nos diversos estúdios do país e está fazendo o lançamento do Cd/Dvd recém lançado com o Três de Paus (homenageando o grande percussionista brasileiro AIRTO MOREIRA), mas em paralelo a todos esses trabalhos, sempre se dedicou a área didática, ou seja, ministrar aulas. E no cenário musical passou a ser visto como sinônimo de responsabilidade e competência.
Atualmente é proprietário de um estúdio em São Paulo, onde exclusivamente, ministra aulas particulares, apenas para alunos  selecionados que tenham muita “sede” em aprender. E é nesse estúdio, especializado em gravações de bateria, que ele vem gravando para grandes artistas e músicos em geral.

 Dentro do cenário instrumental, tem alguns Cds já lançados: – Bipín’ – (Quatro Elementos) – gravado em 96. – “Caruso, Las Casas e Willcox”, (Três de Paus), gravado totalmente ao vivo no estúdio em 2002. – “Preto de Cabelo Branco”, o segundo CD do Três de Paus (2005). – DVD do Três de Paus gravado no auditório do Conservatório Souza Lima (2007). – E o mais recente Cd/Dvd (Três de Paus playing Airto Moreira) 2012.

Douglas Las Casas-2014 (19)Desde o primeiro Cd do Três de Paus, o trio não tem parado, sempre ampliando o seu repertório e território com diversos convites para divulgar o trabalho em grandes locais como: EM&T, Souza Lima, Bourbon Street, diversos bares e escolas do interior paulista, Rio de Janeiro, Festival de Jazz de São Gonçalo (ao lado de Artur Maia), CEMA Sumer Camp (Atibaia), Piracicaba, Americana, Catanduva, Mirasol, Botucatu, Presidente Prudente, Adamantina, São Carlos, Ribeirão Preto, Assis, Baurú, lojas de instrumentos musicais em Santos, SJ Bass Festival (Goiás), temporada no Jardim Suspenso da Babilônia (Santo Antonio do Pinhal), Campos do Jordão, Baiacool Jazz Festival (Belém), Unicamp (Campinas), entre outras grandes cidades. E chegou a fechar o ano, com a incrível marca de 72 shows, e quase 5 mil cópias vendidas.

Em uma parceria com o grande guitarrista André Guedes, resultou em um CD de música Brasileira, onde a formação é: Baixo, Guitarra, Bateria e Orgão Hammond. Um som bem diferente do convencional.

Las Casas, também tem 3 vídeos aulas lançadas, com o título de “Cortando Caminho”, nos níveis (básico, intermediário e avançado). O sucesso foi tanto, que essas vídeo aulas (Dvd), se tornaram recorde de venda no catálogo da gravadora Aprenda Música.

Dividiu o palco em uma grande tounê de workshops pelo Brasil, patrocinado pela Yamaha, com o grande baterista japonês Akira Jimbo.
“SOLO FEITO PARA A TOUR DE WORKS COM AKIRA JIMBO”
A ideia é passar por 10 ritmos diferentes, e criar improvisações. Não quis mostrar nem ensainar ritmos, pois o conceito é pegar a característica ritmica e improvisar em cima deles. O nome desses ritmos foram colocados em cartazes e cada vez que entro no ritmo, aparece o nome no cartaz. Mas infelizmente no vídeo os cartazes não aparecem! kkk
Mas a ordem seria:
1 – Samba Tradicional
2 – Jazz (Slow/Fast/Slow)
3 – Afro
4 – Polca Paraguaya
5 – Latin
6 – Maracatu
7 – Baião
8 – Partido Alto
9 – Sambas
10 – voltando e fechando no Samba Tradicional….espero que gostem!!!
E já esclarecendo as perguntas sobre o meu set up, aí vão as configurações do “TRADITIONAL GRIP SET UP”:
Essa batera é uma Yamaha Stage Custom, toda em birch, nas medidas 10′x9′, 12×10′, surdo de 16′x16′, caixa de 14′x5,5′ e Bumbo de 22′x17′.
Usei as peles originais que vem com ela, pra mostrar nos work a qualidade de som, onde é só tirar da caixa, montar e sair tocando. Baita som que vcs conferem no vídeo.
Os pratos são todos Bosphorus nas medidas:
- Hi hat – 15′ em baixo modelo Gold e 14′ em cima modelo Traditional.
- Hole crash de 17′.
- Ride 22′ Master Vintage e 22′ Master com uma correntinha.
- Caixa Yamaha 14′x7′ toda em Maple, Elvin Jones Signature (um dos meus xodós) kkk
- Pedais, banco e ferragens Yamaha.
- Baquetas Pro Mark.
- Microfones Beyer, apenas overs e bumbo.
Agradecimentos especiais a Ricardo Sakaguchi (Yamaha do Brasil) e Hernan Gustavo Voyzuk (Bosphorus).

[vsw id="6qa4faluoLs" source="youtube" width="425" height="344" autoplay="no"]

Atualmente faz parte do Projeto JazzPira, onde a  ideia do projeto é resgatar os clássicos da Douglas Las Casas-2014 (21)música caipira na linda voz e viola de Adriana Farias (Barra da Saia), com arranjos modernos, brasileiríssimos e jazzísticos do Três de Paus. Por exemplo: já imaginou tocar “Majestade o Sabiá” em Bebop ou “Cabocla Teresa” em Jazz ou “Vide Vida Marvada” em Baião ou até uma versão a lá George Benson pra “Tocando em Frente” de Renato Teixeira e Almir Sater?
Dessa forma podemos resgatar a boa música, com bons arranjos, uma linda voz, aliada a um dos grupos mais respeitados do cenário instrumental.
Essa é a ideia do Projeto Jazzpira !

E também tem se dedicado e se especializado em gravações de bateria no estúdio “ÉLECÊ” (LC), para grandes artistas e músicos, ou seja, se você quer a participação do Las Casas no seu álbum, poderá tê-lo gravando em várias músicas do seu Cd sem sair de casa. Quer maiores detalhes? ? ? ? Mande um email e se informe sobre esse novo projeto. Envie um email para: douglaslascasas@uol.com.br

 

Gosto da questão influências, mas oque procuro a dizer é: Eu sempre pego 10 melhores nomes de bateristas de cada segmento e estudo, do Rock à música brasileira.

 

Email: douglaslascasas@uol.com.br
Msn: douglaslascasas@hotmail.com

www.baterasbr.com/Douglas Las Casas

Perfil no Facebook: Douglas Las Casas
Fã Page no Facebook: Douglas “ShakerHand” Las Casas
Contatos fone – (11) 992-22-7258 (Claro) ou 984-797606 (Tim)

 

Tocou com:

  • Angra
  • Guca Domênico
  • Cauby Peixoto
  • Jessé
  • Míriam Batucada
  • Wilson Simonal
  • Pery Ribeiro
  • Jair Oliveira
  • Fernanda Porto
  • Thaís Motta
  • Maria Cristina
  • O. Heartbreakers
  • Gabriele Haggar
  • Max de Castro
  • Max Vianna
  • Pepeu Gomes
  • Luciana Mello
  • Pedro Mariano
  • Daniel Carlomagno
  • Wilson Sideral
  • Zéca Baleiro
  • Chitãozinho e Xororó
  • Mozart Mello
  • Kiko Loureiro
  • Arthur Maia
  • Celso Pixinga
  • Márvio Ceribelli
  • ...

Bem vindo Baterasbr.com é um canal pelo qual os apaixonados por bateria irão encontrar aquilo que eles precisam para se manterem informados sobre o instrumento, os músicos e o cenário musical, no âmbito nacional e internacional. Além de trazer todas as informações contemporâneas sobre o cenário musical, com foco no instrumento, o BaterasBr também se preocupa em valorizar e reforçar a historia da Bateria no Brasil, mostrando as raízes do instrumento e os músicos que, apesar de não serem muito conhecidos no panorama pop e midiático atual, são importantíssimos no quadro histórico da bateria no Brasil. No site você encontra: Vídeo-aulas; Bateras; Contra tempo; Entrevistas; Fórum; Minha vez e muito mais.

Logo faixa

Baterasbr.com fazendo sempre o melhor por você baterista!                   

 Confira: www.facebook.com/pages/BATERASBRCOM/

Douglas l-01

Dvd Três de Paus - Douglas Las Casas - Baterasbr.com 

Douglas l-04

Manoel Cruz | Bate-Papo - Douglas Las Casas - Instrumental Sesc Brasil 2014

 

Douglas l-02

Batera Clube - Douglas "ShakerHand" Las Casas  solo 2012

Douglas l-05

www.luisfernandoneto.com Jeep com - Douglas Las Casas / Bateria 2013

Douglas l-03

Bosphorus Night Douglas Las Casas - Drum Festival Brazil 2011

Douglas l-06

Workshop - Douglas Las Casas - Drum Channel Brasil 2012

Douglas Las Casas

Agradecimento Douglas Las Casas 2013
https://baterasbr.com/bateras/tops/douglas-las-casas

Muito obrigado pelo convite que vocês fizeram, pra mim é uma honra estar participando desse site. Muito obrigado.

 

Nino Gomes

Diretor do baterasbr
www.baterasbr.com

Douglas Las Casas muito obrigado pela entrevista concedida, paz e muita musica. Ass: Nino Gomes

BaterasBR.com © 2013, Todos os direitos Reservados. Este Website, o bumbo "BR", a faixa vermelha contendo os dizereres "BaterasBR.com" e todo o material aqui contido são de propriedade do BaterasBR, sendo seu representante, Nino Gomes.

Para mais informações, acesse os links.

Untitled-2

About admin

Bem vindo Baterasbr.com é um canal pelo qual os apaixonados por bateria irão encontrar aquilo que eles precisam para se manterem informados sobre o instrumento, os músicos e o cenário musical, no âmbito nacional e internacional. Além de trazer todas as informações contemporâneas sobre o cenário musical, com foco no instrumento, o BaterasBr também se preocupa em valorizar e reforçar a historia da Bateria no Brasil, mostrando as raízes do instrumento e os músicos que, apesar de não serem muito conhecidos no panorama pop e midiático atual, são importantíssimos no quadro histórico da bateria no Brasil. No site você encontra: Vídeo-aulas; Bateras; Contra tempo; Entrevistas; Fórum; Minha vez e muito mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *